casal com bebida esportiva

A fortificação dos sucos ajuda a resolver os casos de baixa ingestão de vitamina D

Ossos fracos e fraturas já foram considerados uma parte inevitável do processo de envelhecimento, mas isso mudou. Agora sabemos que as pessoas de qualquer idade podem fazer muito para manter os seus ossos fortes e evitar fraturas.1

Os consumidores já sabem há algum tempo que exercícios regulares e uma dieta saudável com cálcio suficiente ajudam as adolescentes brancas e asiáticas a manterem a saúde dos seus ossos e podem reduzir o alto risco de osteoporose em uma idade mais avançada. Até mesmo a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos reconheceu oficialmente esse fato.

É uma boa notícia.

Mais recentemente, especialistas em ossos também começaram a estimular pessoas com risco de desenvolver osteoporose a avaliarem sua ingestão de vitamina D, outro nutriente de importância fundamental para a saúde óssea. A vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio. Pesquisas recentes demonstram que muitos consumidores não estão ingerindo a quantidade necessária de vitamina D.

Apesar de casos de deficiência de vitamina D, chamados de raquitismo nas crianças e osteomalácia em adultos, serem relativamente raros nos EUA, descobriu-se recentemente que a ingestão inadequada pode ser muito mais comum do que se pensava anteriormente. Uma análise dos dados de ingestão dietética do Levantamento Contínuo de Ingestão de Alimentos por Indivíduos (CSFII) e do Centro de Estatísticas da Saúde (NHANES) dos Estados Unidos, conduzida pela Dra. Carolyn Moore, cientista principal do Beverage Institute, descobriu que somente 10% dos adultos entre 51 e 70 anos, e somente 2% daqueles acima dos 70, satisfaziam sua necessidade diária de vitamina D apenas com alimentos. O estudo, que foi publicado na revista científica da Associação Dietética Americana em 2004, também descobriu a ocorrência de ingestões inadequadas entre as adolescentes.

As fontes principais de vitamina D na dieta dos EUA são o leite fortificado e os cereais prontos para consumo. Entretanto, o consumo de leite caiu significativamente nas últimas décadas – uma situação que Moore acredita que possa estar limitando a ingestão de vitamina D entre alguns indivíduos. Ela também acredita que o número de alimentos e bebidas fortificados com vitamina D deve ser aumentado para ajudar a resolver o problema.

A pesquisa iniciada por Moore e conduzida em conjunto com o Dr. Michael Holick do Laboratório de Pesquisa em Vitamina D e Saúde Óssea da Escola de Medicina da Universidade de Boston demonstrou que a vitamina D é prontamente absorvida pelo organismo quando adicionada ao leite desnatado e ao suco de laranja .2 Como resultado dessas descobertas, a Coca-Cola Company solicitou à Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) a aprovação da adição de vitamina D aos sucos e néctares fortificados com cálcio. Em abril de 2003, o suco de laranja Minute Maid® Premium tornou-se o primeiro suco americano fortificado com cálcio e vitamina D.

Mas o nosso compromisso com a pesquisa em vitamina D ainda não terminou. Mais recentemente, o Beverage Institute apoiou encontros educacionais para profissionais de saúde tratando da relação entre vitamina D e saúde óssea. As reuniões ocorreram em Houston e Washington DC, nos Estados Unidos, e foram desenvolvidas pela agência espacial americana, a NASA. Também estamos trabalhando em conjunto com cientistas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e outros especialistas em vitamina D para atualizar o Banco de Dados Nacional de Nutrientes do USDA para o Método de Referência Padrão. O projeto, que envolve o uso das metodologias mais recentes para reanalisar o conteúdo de vitamina D na oferta de alimentos dos EUA, é necessário para assegurar que o banco de dados seja preciso e inclua todos os novos alimentos fortificados com vitamina D.

1 2004 Surgeon General's Report on Bone Health and Osteoporosis.

2 Moore C, Murphy MM, Keast DR, Holick MF.Vitamin D intake in the United States. J Am Diet Assoc. 2004 Jun;104(6):980-3